Conheça a HARTOS

Uma empresa destaque no agronegócio brasileiro

Nós Somos a Hartos Agropecuária Cenci

Conheça um pouco da nossa história e dos momentos que nos trouxeram até os dias de hoje

A vida não era fácil na colônia no interior do Rio Grande do Sul. Enfrentar o frio e as condições adversas para manter o sustento da família, era o desafio do senhor Izidoro Cenci. E foi nesse contexto que se forjou a educação dos filhos, netos e o espírito empreendedor para enfrentar novos desafios no Planalto Central, no final da década de 70. A família Cenci começa a migrar para Brasília e, nos campos do cerrado brasileiro, enfrentar o desafio de produzir alimentos. Esse sonho só foi possível graças a coragem das primeiras famílias que vieram participar do Programa de Desenvolvimento da Agricultura no Distrito Federal / PAD-DF, uma ação conjunta do governo, aliando o cooperativismo, as pesquisas científicas realizadas nas instituições pública e privada na busca de soluções para superar dos desafios.

Aos poucos, seu Izidoro e filhos foram dominando o cerrado, investindo em tecnologias existentes na época e, ano a ano, melhorando a produtividade. Naquele tempo, já se fazia a integração lavoura-pecuária, que consistia em aproveitar as terras que não tinham aptidão para a agricultura, para produzir bovinos, utlizando também, a palhada resultante da colheita, para alimentação dos animais.

Em 1997, a Família Cenci retornou ao ramo da suinocultura moderna, uma atividade com novas tecnologias e oportunidades de mercado. Se, no passado, em Putinga no Rio Grande do Sul, a produção do porco era feita para comercializar a banha, com a evolução da genética, o suíno atual se destina a produção de carne de alta qualidade.

Desde então, a suinocultura evoluiu muito devido, principalmente, ao avanço tecnológico e aos processos de melhoria genética. Atualmente a carne suína têm um excelente mercado e é uma ótima opção em substituição a carne bovina.

Hoje, a Hartos – Agropecuária Cenci é uma empresa destaque no agronegócio brasileiro. Atua de forma integrada, com boas práticas agropecuárias, gestão moderna, tecnologias de ponta e atendimento as legislações vigentes, posicionando-se como uma referência de mercado, no Centro-oeste, sem deixar de lado a tradição familiar.

O trabalho realizado na Hartos não deixa de lado valores como a inovação, o desenvolvimento econômico e social, a valorização da nossa qualificada equipe de trabalho, parceiros e apoiadores. Estamos preparados e motivados para os próximos desafios do Agronegócio Brasileiro.

MARCOS DA NOSSA HISTÓRIA

1977
Vinda para Brasília PAD-DF

Seu Izidóro Cenci e família migram para o planalto central para participar do Programa de Desenvolvimento da Agricultura no Distrito Federal / PAD-DF

1978
Inauguração da COOPA-DF

É fundada pelos produtores rurais a Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal - COOPA-DF, responsável por receber a produção agrícola das lavouras da região, armazenar e comercializar. Entidade que além da agenda econômica, sempre esteve envolvida nas demandas sociais, representado os produtores e famílias do PAD-DF e que mais tarde iria promover umas das mais importantes feiras de agronegócios do País, a Agrobrasilia.

1980
Educação e Cultura

Nas dependências da Cooperativa, inicia-se a escola pública do PAD-DF, abraçada e apoiada pelas esposas do produtores, importantes educadoras e gestoras na formação das crianças e jovens da região. Também é inaugurado o Centro de Tradições Gaúchas - CTG, importante espaço, ponto de encontro dos produtores e manutenção das raízes, hábitos, tradições do sul do País e história nunca deixada de lado e que a Família Cenci sempre apoiou e participou ativamente.

1984
Fundação da Agropecuária Cenci

Fundação da Agropecuária Cenci - empresa fundada por Izidoro Cenci e os Filhos; juvenil, Anadir, Ademar e Waldemar. Desenvolveu durante anos as atividades de agricultura irrigada e sequeira e a integração com a bovinocultura de corte deixando um legado para a região e família.

1985
Criação da “Sementes Alvoradas”

Braço da Agropecuária Cenci na comercialização de sementes de soja para todo o centro-oeste.

1990
Novas Culturas Agrícolas

Além das tradicionais e importantes culturas do milho e soja, é introduzido o feijão, trigo, tomate e ervilha (esta reportagem na capa da Globo Rural na época pela inovação e produtividade), juntamente com técnicas de plantio direto, cobertura vegetal e estruturação de solo. Vale destacar o a importância da pesquisa realizada pela Embrapa no desenvolvimento de cultivares adaptadas de trigo para o Cerrado e o investimento na industria de trigo realizado pela Cooperativa da região a COOPA-DF

1997
Início da Suinocultura

A empresa entra no ramo da suinocultura, atividade que ao longo dos anos tornou-se umas das principais do grupo marcada pela inovação, práticas de bem estar animal e sustentabilidade (produção de energia renovável). Atividade Integrada com a agricultura pela transformação dos cereais em ração para os animais e retorno do esterco para adubação de pastagens e lavouras.

2008
Genética suína/ Cafeicultura

Início das Atividades no melhoramento genético de suínos, braço dentro da suinocultura voltadas para desempenho animal com foco em características zootécnicas e econômicas. Granja de Reprodutores de Suinos Certificada pelo Ministério da Agricultura. Investimento e início na fruticultura através da cafeicultura, caracterizada pela altitude e qualidade dos grão, 100% arábica, produzindo ao longos dos anos café de extrema qualidade com tecnologia, sendo comercializado e exportados para mercados exigentes.

2013
Fundação da Hartos – Agronegócios

Fundação da Hartos Agronegócios - nova organização societária composta pelo casal Juvenil Cenci e Eny Cenci juntamente com os filhos; Alexandre, Alan, André, Humberto e Eduardo. Destaque importante também aos investimentos em energia renovável através dos Biodigestores ligados a suinocultura, marco que se desdobra em várias ações em sustentabilidade ao longo da história da empresa.

2019
Inovação

Fundamos juntamente com profissionais especializados que nos assessoram e colegas produtores  a Fair Feed Nutrição Animal e a DNA South América, empresas ligadas a cadeia de insumos, inovação e melhoramento genético. Nesse período, além dos importantes frigoríficos parceiros que nos acompanham a anos, iniciamos um processo diversificando os canais de vendas dos produtos ligados a pecuária, aproximamos das indústria de alimentos e varejo

2020
Novas atividades

Iniciamos nossas atividades na Vitivinicultura para produção de vinhos finos e juntamente com outros colegas e sócios, a construção da Vinícola Brasília, unidade responsável pela fabricação, degustação e comercialização dos vinhos. Também iniciamos o projeto Genética Brangus, fruto de transferência de embriões com a VPJ, importante parceiro na comercialização do suíno duroc e genética angus e brangus

2021
Investimento em novas tecnologias

Investimento em armazenagem e secagem de grãos na sede da empresa para melhorar a qualidade e capacidade de estocagem dos cereais que serão comercializados ou transformados em ração animal, investimentos em aumento da suinocultura atingindo 4000 matrizes em ciclo completo, melhorias tecnológicas para avançar em bem estar animal, biossegurança e produtividade, investimentos no laboratório da granja e obtenção do certificado junto ao Ministério da Agricultura para coleta, produção e comercialização de sêmen suíno.

Nossos Parceiros Institucionais