Nós Somos A Hartos Agropecuária Cenci
Conheça um pouco da nossa história e dos momentos que nos trouxeram até os dias de hoje.
A vida não era fácil na colônia no interior do Rio Grande do Sul. Enfrentar o frio e as condições adversas para manter o sustento da família, era o desafio do senhor Izidoro Cenci. E foi nesse contexto que se forjou a educação dos filhos, netos e o espírito empreendedor para enfrentar novos desafios no Planalto Central, no final da década de 70. A família Cenci começa a migrar para Brasília e, nos campos do cerrado brasileiro, enfrentar o desafio de produzir alimentos. Esse sonho só foi possível graças a coragem das primeiras famílias que vieram participar do Programa de Desenvolvimento da Agricultura no Distrito Federal / PAD-DF, uma ação conjunta do governo, aliando o cooperativismo, as pesquisas científicas realizadas nas instituições pública e privada na busca de soluções para superar dos desafios.
Aos poucos, seu Izidoro e filhos foram dominando o cerrado, investindo em tecnologias existentes na época e, ano a ano, melhorando a produtividade. Naquele tempo, já se fazia a integração lavoura-pecuária, que consistia em aproveitar as terras que não tinham aptidão para a agricultura, para produzir bovinos, utlizando também, a palhada resultante da colheita, para alimentação dos animais.
Em 1997, a Família Cenci retornou ao ramo da suinocultura moderna, uma atividade com novas tecnologias e oportunidades de mercado. Se, no passado, em Putinga no Rio Grande do Sul, a produção do porco era feita para comercializar a banha, com a evolução da genética, o suíno atual se destina a produção de carne de alta qualidade.
Desde então, a suinocultura evoluiu muito devido, principalmente, ao avanço tecnológico e aos processos de melhoria genética. Atualmente a carne suína têm um excelente mercado e é uma ótima opção em substituição a carne bovina.
Hoje, a Hartos - Agropecuária Cenci é uma empresa destaque no agronegócio brasileiro. Atua de forma integrada, com boas práticas agropecuárias, gestão moderna, tecnologias de ponta e atendimento as legislações vigentes, posicionando-se como uma referência de mercado, no Centro-oeste, sem deixar de lado a tradição familiar.
O trabalho realizado na Hartos não deixa de lado valores como a inovação, o desenvolvimento econômico e social, a valorização da nossa qualificada equipe de trabalho, parceiros e apoiadores. Estamos preparados e motivados para os próximos desafios do Agronegócio Brasileiro.



Marcos da nossa história
1977
Vinda para Brasília
PAD-DF
Seu Izidóro Cenci e família migram para o planalto central para participar do Programa de Desenvolvimento da Agricultura no Distrito Federal / PAD-DF.
1984
Fundação da Agropecuária Cenci
Empresa antecessora à Hartos, que trabalhava com agricultura e bovinocultura de corte.
1985
Criação da “Sementes Alvoradas”
Braço da Agropecuária Cenci na comercialização de sementes de soja para todo o centro-oeste.
1990
Novas culturas
Diversificação de plantios: feijão, trigo, tomate e ervilha. Reconhecimento como maiores produtores de ervilha do país – "reportagem revista Globo Rural”
1997
Início da Suinocultura
A Empresa entra no ramo da suinocultura, atividade que viria a ser uma das principais do grupo Hartos.
2008
Genética suínos/ Cafeicultura
Início das atividades no campo da genética de suínos, nova oportunidade de comercialização, ano de início também da atividade de cafeicultura.
2013
Fundação da Hartos – Agronegócios
Nova organização societária e investimentos em produção de energia sustentável (biodigestores).
2019
Dias atuais
A empresa atinge elavados níveis de gestão e produção agropecuária, se preparando para novos investimentos.